terça-feira, 16 de junho de 2015

Seu blog no ar em um dia!




Hey bloggers, boa noite!
Então quer me dizer que você tá pensando em iniciar um blog né? Magnifiqueeee! Hoje nós vamos te fazer criar um blog em um dia, sem mais desculpas ou "arrodeios" como a maioria dos bloggers fazem por aí nós vamos direto ao ponto, foque no seu blog e lad os begynde! (já falei dois idiomas-q enfim '-' vamos começar)


Vamos precisar de apenas 4 etapas pra fazer seu blog ir ao ar ainda HOJE, se você usar o blogport vai levar cerca de 3 horas mais ou menos, a personalização é o que pode demorar um pouquinho mas isso vamos ver na etapa 3 deste post! Então, pegue seu todynho, seu doritos e coloque sua playlist favorita e...eu já falei vamos começar anteriormente então nem vou repetir haha!

Antes de começar é bom que você já tenha planejado tudo, qual vai ser o tema que seu blog vai abordar, o nome do seu blog, qual tipo conteúdo você pretende mostrar pros seus leitores e é claro um logotipo.
Se todas as opções acima já estão em ordem você está pronta pra começar!


Hoje em dia existem diversas plataformas pra você começar um blog, as mais conhecidas são o Blogger e o Wordpress...mas qual as vantagens e desvantagem entre ambas? Esta explicação vai ficar para um outro post mas eu vou fazer um resumão entre as duas, a que você melhor se identificar será o "útero" que vai receber o seu bloguinho.

Blogger: É super fácil de usar suas ferramentas, é gratuito e ótimo para blogueiros iniciantes, a função de personalizar é mega prática.
Wordpress: Também é gratuito ( mas certas funções são ilimitadas), contém vários plug-ins que ajudam a empenhar seu blog, personalização menos prática e layouts responsivos.

Se você tem grana pra pagar hospedagem, webdesigner e etc faça sua conta no wordpress...se sua grana ta curta e você quer começar o blog sem gastar muito então faça sua conta no blogger, pois é totalmente gratuito.
Depois de ter se cadastrado na sua plataforma ideal é hora de criar seu blog, após criar seu blog é hora de ir pra segunda etapa que é a compra do domínio.
O domínio é o endereço do seu site, (o meu pessoal por exemplo é www.blogsweetchic.com.br) pense no domínio como se fosse um endereço que você vive já pensou que difícil dar o endereço da sua casa pra uma pessoa sendo que existem uns 4 bairros com o mesmo endereço que o seu? Isso é bem confuso e faz com que as pessoas não acertem muito a sua casa e com isso você acaba não recebendo muitas visitas...este é um tipo de exemplo que cai sobre o seu blog e é por isso que o domínio é super importante, ele é pago mas o preço não é um bixo de sete cabeças, existem sites como o GoDaddy e o Superdomínios que tem pacotes promocionais e você paga baratinho (o meu custou R$30 dilmas) apenas uma vez por ano e você ainda ganha e-mail personalizado grátis!
Nestes sites geralmente eles que instalam seu domínio, mas você pode faze-lo manualmente, existem diversos tutoriais ensinando como instalar um domínio em seu blog...mas cuidado! Se você não manja de códigos e etc melhor entrar em contato com o site e pedir que eles instalem o domínio pra você.


Essa é a parte mais divertida! (pra mim que sou webdesigner é bem divertido mas pra você pode ser um saco) É hora de fazer a "decoração do seu site" dá pra deixar ele com a sua cara, quando se trata do design do blog existem várias opções de temas ou layouts totalmente grátis e lindas!
Você pode contratar alguém pra fazer um layout caso você queira algo exclusivo (pode entrar em contato comigo que eu faço layouts baratins haha).
Geralmente alguns modelos são personalizáveis e você pode mudar o que você não gosta pelo que você gosta e voilla! Seu blog vai estar com a roupa pronta!

Hey Bloggers: este site oferece diversos layouts para plataforma blogger e ensina o passo-a-passo para que você possa instalar sem problemas!



As fotos que você usa em seu blog (em seus posts, na barra lateral, na biografia, etc) são bastante IMPORTANTES. Eu não estou dizendo que você precisa ser uma fotógrafa ou ter uma boa câmera pra isso, mas fotos criativas e com uma boa iluminação vão enriquecer seu blog e chamar a atenção dos leitores.
Você pode tirar as fotos dos posts através do seu telefone sem problemas, mas na hora de fotografar look e produtos olhe bem o ambiente ao qual a foto vai ser tirada e depois edite a foto em algum editor...mas se você não tem câmera pode usar fotos de sites que fornecem fotografias lindas e grátis para ser usadas nas postagens, separei abaixo algumas opções de sites online que oferecem fotografias grátis para serem usadas em blogs:



E aí?! Você já concluiu todas as etapas acima? PARABÉEEEEEEEEENS! Isso significa que agora você é blogueira (o), agora é hora de fazer aquele post no capricho!

Tem mais alguma dúvida relacionada ao post de hoje? Se tiverem basta enviar-nos um email ou deixar um comentário aqui certoo minhas gurias!?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© De blogger pra blogger - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Mariana Alves.